top of page

Calcário corrige acidez do solo e ajuda a melhorar produtividade

Calcário corrige a acidez do solo para garantir colheitas saudáveis e abundantes.

No cultivo de cogumelos, é fundamental que o solo esteja em condições ideais para garantir o desenvolvimento saudável das plantas. Um dos problemas relacionados à qualidade do solo é o nível de acidez, e é aí que o calcário agrícola desempenha um papel essencial.

O calcário agrícola é utilizado para corrigir a acidez do solo. Sua aplicação na superfície do solo resulta em um capim de alta qualidade e ajuda a fixar os nutrientes da planta. Embora a absorção seja mais lenta do que se incorporado ao solo, os benefícios são os mesmos. A frequência da aplicação do calcário depende da análise do solo, que indicará o momento adequado para realizar essa prática.

O uso do calcário agrícola no campo é o primeiro passo para garantir a produção de cogumelos de qualidade. Ele leva a um capim saudável e nutricionalmente rico, o que é essencial para o desenvolvimento e nutrição dos fungos. O calcário contribui para a fixação dos nutrientes e cria um ambiente propício para o crescimento dos cogumelos.

O processo de preparar o substrato para o cultivo de cogumelos envolve duas etapas: compostagem e pasteurização. Na compostagem, o capim e o bagaço de cana são misturados a outros nutrientes e passam por fermentação.

Em seguida, o substrato é submetido a temperaturas variadas no túnel de pasteurização, eliminando potenciais competidores de alimento e permitindo o desenvolvimento das sementes dos cogumelos. O resultado desse trabalho é observado nas estufas de cultivo, onde florescem cogumelos saudáveis e vistosos, como o shimeji, shitake e salmão.

O consumo de cogumelos comestíveis está em crescimento no Brasil, e a demanda tem sido suprida em parte por importações. No entanto, há uma oportunidade de crescimento da produção nacional. Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos, a estimativa é produzir 14 mil toneladas em 2023.

A produção de cogumelos é um ciclo contínuo, com cada saco de substrato tendo uma produtividade média de três meses.

Além de ser um insumo mais barato em comparação a outros, o calcário agrícola está diretamente relacionado ao aumento da produtividade.

Em São Paulo, por exemplo, o consumo de calcário atingiu 5,5 milhões de toneladas em 2022. Associar o uso de calcário agrícola e fertilizantes poderia aumentar a produtividade agrícola no estado em até 20%, utilizando a mesma área plantada atualmente.

 
 
 

Comments


braspulv logo@4x.png
Bp botom.png

R. São Lourenço, 1980 - IV Centenário

CEP : 15990-300 - Matão-SP

WhatsApp Image 2022-09-21 at 08.37.28.jpeg
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
Braspulv ® 2020 Todos os direitos reservados
bottom of page